Páginas

quarta-feira, 26 de abril de 2017

RESENHA | CAIXA DE PÁSSAROS


Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Gênero: Thriller; Suspense
Ano: 2015
Páginas: 272


Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Eu e mais quatro amigas resolvemos montar um clube de leitura. Todo mês a gente entra em consenso a respeito do gênero e cada uma dá três opções de livros para o sorteio. Lemos e depois nos reunimos para debater sobre.

Caixa de Pássaros foi o nosso primeiro sorteado e abriu o clube com chave de ouro. Por mais que o livro tenha algumas falhas, como personagem mal desenvolvido e final fraco (ainda não sei se gostei ou não desse final rsrs), no geral gostamos bastante da leitura. Todas!


A leitura é super rápida, você nem sente que está terminando, acredito que por dois motivos: a história te deixa muito curiosa para saber o que ta acontecendo, o que causou tudo, e os capítulos são muito curtos. 

Os capítulos são intercalados entre passado e presente. A gente inicia a história sem saber de NADA. Conhecemos Malorie e seus supostos dois filhos que ela chama de Menina e Garoto, e podemos perceber que eles estão indo fazer uma viagem. Não sabemos pra onde e nem porquê nas condições que estão.

Por isso a leitura é rápida, tudo é muito cheio de mistério e suspense. Com o tempo a gente descobre que os personagens estão vivendo em um mundo pós-apocalíptico e que eles têm que viver vendados. Não podem tirar as vendas de jeito nenhum, a não ser que seja em um local seguro.


O que torna a leitura mais interessante é exatamente esse lance de sempre ter que ficar usando vendas. Assim como os personagens, nós leitores não sabemos de que inimigo eles estão se escondendo. Por isso, conseguimos ter uma noção da angustia e medo que os personagens sentem quando estão sob perigo ou quando seu cérebro pegam peças neles.

A única coisa que sabemos é que existe algo vagando entre os humanos que não pode ser visto. Conhecido mundialmente como "Relatório Rússia", as atividades foram se espalhando pelos países aos poucos.

Não se sabe se é um vírus, extraterrestres ou algo do tipo. Sabemos que se uma pessoa ver ela enlouquece. Ela mata qualquer pessoa que estiver por perto e depois comete suicídio. São mortes horríveis!

As opiniões a respeito do Caixa de Pássaros são muito divididas. Existem os que amaram, os que odiaram e os que não sabem ainda o que dizer, só sentir. A narrativa da história é espetacular, simplesmente maravilhosa mesmo. Todo o mistério e suspense, as revelações e construção de personagens são pontos positivos. Só achei que um dos personagens foi mal desenvolvido, é o Gary e vocês podem entender quando ler o livro. 

O maior problema foi o final. Eu não sabia o que esperar quando finalizei a leitura, mas queria que fosse algo foda assim como foi todo o enredo. Chegando no final eu fiquei bem triste porque eles não desenvolveram bem e por isso achei fraco. Mas, como já disse, no geral o livro é bom.


Se já leu, me conta ai nos comentários o que achou e se tiver alguma indicação de leitura, fique a vontade.


Já conhecem o Orelha de Livro? Não? Clica Aqui!!!


Até a próxima,
Suh.


2 comentários:

  1. Olá, Suellen ótima resenha. Já ouvi muito falar deste livro e confesso que não é meu gênero favorito de leitura. Mas sua resenha me deu mais ânimo pra Lê-lo. Abraços!
    http://leituracomigo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz!! Se você chegar a ler, comenta comigo o que achou. *-*

      Excluir

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...