Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

NOVEMBRO AZUL | COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA


Chega o final do ano e, junto, várias campanhas. Já tivemos o Setembro Amarela, campanha de prevenção ao suicídio, já tivemos o Outubro Rosa, combate ao câncer de mama, agora temos o Novembro azul que é o mês de conscientização contra o câncer de próstata.

Pesquisando algumas matérias sobre a campanha, pelo Google, achei um site do Instituto Lado a Lado Pela Vida. Lendo-o descobri que eles são os criadores dessa campanha. 

Lendo uma das páginas do site vi que tudo começou em 2008. Foi neste ano que o instituto começou a abordar questões relacionados ao câncer de próstata, seus riscos, como prevenir, tudo com o intuito de quebrar um grande paradigma que inda existe entre o homem e sua ida ao médico. Concordo que, infelizmente, a maioria dos homens não vão ao urologista por medo do exame do toque e/ou por puro machismo ridículo.

Com o tempo a pequena mobilização do instituto aumentou e chegou a ser divulgado até na Times Square, em Nova Iorque. Hoje é referência quando o assunto se trata a prevenção contra o câncer de próstata.

No site eu peguei algumas informações que julguei importante e colocarei abaixo:

  • O homem deve procurar o médico desde a infância.
  • Questões relacionadas a desenvolvimento, maturidade, ou condições como fimose e criptorquidia são detectadas nesta fase.
  • Na adolescência, quando muitos garotos iniciam a vida sexual, o alerta principal é para as doenças sexualmente transmissíveis.
  • Já na fase adulta são questões relacionadas à fertilidade que merecem atenção e acompanhamento médico.
  • A partir da adolescência as visitas devem se tornar mais frequentes. Além das DSTs, o acompanhamento preventivo iniciado precocemente tem como objetivo preservar a capacidade reprodutiva do jovem.
  • Além das consultas anuais, de caráter preventivo, o homem deve procurar o urologista toda vez que notar alterações no pênis ou testículos ou quando apresentar sintomas de doenças urológicas – que se manifestam em todo o aparelho urinário (rins, ureteres, bexiga), bem como a próstata e o sistema genital (pênis, testículos).
  • Na fase adulta, alguns exames passam a ser importantes no check-up anual, como a colonoscopia, exame oftalmológico, exame para câncer de testículo e exame de toque retal, principal teste para detectar o câncer de próstata, segunda causa de morte por câncer entre homens.

Com isso, o que aprendemos? Que VOCÊ, moço que está lendo este post, não deve brincar com a saúde e parar com essa besteira de não querer ir ao médico. Faça visitas frequentes ao médico, faça check-ups, prevenções. SE CUIDE!

Encontrei um vídeo que o Instituto Lado a Lado Pela Vida vez para esta campanha:



Para maiores informações: SITE DO INSTITUTO


Até a próxima,
Suh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...