Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

SETEMBRO AMARELO | PREVENÇÃO AO SUICÍDIO



Descobri esse ano que além do Outubro Rosa, prevenção ao câncer de mama, e do Novembro Azul, prevenção ao câncer de próstata, também tem o Setembro amarelo que é o mês internacional da prevenção ao suicídio

Se existe o Setembro Amarelo e ele tem o significado que já conhecemos, é porque as coisas estão ruins. Somente na primeira semana de Setembro eu já fiquei sabendo de dois casos de suicídio. Sim, na primeira semana. Imagina nas outras? Imagina nos outros meses? Nos outros anos?

Você sabia que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida?? Pois é, muitas pessoas se suicidam todo ano e é triste saber que existem tantas almas sofredoras assim no mundo.

Eu já ouvi muitas pessoas, inclusive  bem próximas de mim, abrir a boca para falar que suicídio é coisa de gente fraca, de gente que não tem o que fazer, de gente besta, infantil. Sim, já ouvi muitos absurdos desse tipo.

Sempre fico "doente" ao escutar esse tipo de coisa porque eu sei que nada disso é verdade e me sinto mal em saber que as pessoas não tem compaixão e muito menos empatia.

Eu sou uma jovem de 21 anos, recém completados, e desde os 15/16 anos que sofro com crises de ansiedade e depressão. Minha ultima crise foi no final de 2014 e em três meses eu perdi 10kg e eu só tenho 1,55m de altura. Sim, eu quase fico anoréxica. Por quê? Porque eu não comia, não sentia fome, queria somente ficar trancada no meu quarto chorando ou dormindo (as vezes adormecia de tanto chorar). Só em falar em comida eu já vomitava, suco gástrico porque não tinha nada no estomago.

Não conversava com ninguém porque as pessoas têm mania de dizer: - Ah, deixa de sofrer por pouca coisa. Deixa de ser besta... e nada disso ajuda.

Eu nunca tentei me ferir eu cometer algo fatal, como suicídio. Já passei por muita coisa, já tive muitas experiências boas e ruins, batalho até hoje e por isso não penso em jogar tudo fora. Mas não é todo mundo que consegue achar forças dentro de si para encarar a vida.

Eu ouvi uma frase esses dias que nunca mais vou esquecer: Uma pessoa não se mata com o simples intuito de tirar a própria vida, mas de acabar com a DOR!

P.S.: a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. É um dado muito alto.

Hoje assisti a mais um excelente experimento social. Agora foi sobre o suicídio e vou colocá-lo abaixo para você ver também.

"É comprovado que pelo menos 80% das pessoas que cometem o suicídio procuram conversar com alguém sobre seus problemas antes, um minuto do seu tempo pode salvar uma vida."

De todos os experimentos sociais que eu já compartilhei, esse foi o único que me deixou sem palavras. Eu só consigo chorar porque eu sei o quanto é difícil encontrar alguém que converse sem julgar e que demostre um pingo de compaixão.




Fique a vontade para fazer comentários sobre a postagem.


Até a próxima,
Suh.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...