Páginas

terça-feira, 8 de março de 2016

UNIDAS PODEMOS MAIS!!

Imagem retirado do We Heart It

♫ Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar ♪
(Vinícios de Morais)


Ser mulher não é nada fácil e viver em uma sociedade machista não ajuda em nada. Desde os primórdios que somos alvos de críticas. No paraíso, Eva é culpada por fazer o "coitado" do Adão comer o fruto proibido. Na Idade Média, éramos tratadas como "coisas" que viviam somente para cuidar das crianças e servir ao marido.

Nos séculos passados, XVII/XVIII por exemplo, além de ser tratada como "coisas", cuidar da casa e dos filhos, éramos ainda obrigadas a casar com o cara que a família (mais especificamente o pai) escolhia. Desde novas a mãe ensinava as filhas que ela tinha que servir o marido até a morte e nunca, jamais, poderíamos sentir prazer no sexo já que era só para procriar.

Hoje em dia, século XX e ano no 2016, bastante coisa mudou. Agora já podemos votar, escolher com quem casar. Podemos trabalhar, fazer greves, comprar imoveis, carros ou outros bens. Ter a nossa tão sonhada independência financeira, sustentar nossa casa, nossos filhos, se realizar com os prazeres carnais, enfim.

O problema é que ainda tem muita coisa que precisa ser mudada, reparada. No dia 08 de Março muitas mulheres ganham homenagens, presentes e não tenho nada contra isso. São gestos de carinho e até fazem muito bem para nós levando em conta um mundo cada dia mais egoísta e individualista como o nosso.

Porém, não podemos esquecer do real significado desta data. Não podemos esquecer das 130 tecelãs que morreram queimadas dentro da fábrica aonde trabalhavam só porque estavam reivindicando melhores condições de trabalho.

O dia da mulher não é somente hoje (08/03) mas todos os outros também. Não quero presente. Quero respeito, igualdade no mercado de trabalho e tolerância. Quero poder andar nas ruas com a roupa que eu quiser, que eu me sentir bem, sem ser assediada.

Quero andar num ônibus lotado sem me preocupar com os tarados que vão encostar em mim. Quero poder escolher entre casar ou não e ter filhos ou não, sem todos me julgarem. Quero parar de apanhar em casa e na rua ouvir que eu devo ter dado motivo.

Quero ser respeitada no trabalho e não precisar ir pra cama com meu chefe para garantir meu emprego. Quero que me aceitem do jeito que eu sou, que parem de me forçar a seguir um padrão.

Quero ser ouvida porque tenho voz, sou mulher, sou guerreira, batalhadora, inteligente e capaz de tudo que eu quiser. Não ache que estou pedindo muito, tudo isso os homens já têm. Por que comigo é diferente?

Feliz dia Internacional da Mulher! Nunca, nunca mesmo, abaixe sua cabeça quando alguém falar que você não é capaz. Acredite em si mesma porque você é mais forte do imagina e não está sozinha. ‪#‎UnidasPodemosMais‬



Até a próxima,
Suh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...