Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

FILME | JOGOS VORAZES


Título Original: The Hunger Games
Gênero: Aventura; Ficção Científica;  Thriller
Direção: Gary Ross 
País de Origem: Estados Unidos da América
142 minutos


A história é ambientada nas ruínas futuristas da América do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. Cada distrito fornece dois adolescente entre 12 e 18 anos, que competem no reality show de sobrevivência que dá nome ao livro. A trama é centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que vai para o reality show no lugar de sua irmã, sorteada pelo distrito.



Esse post deveria ter ido ao no domingo, 22/11, mas por conta da minha situação atual (final de semestre) só tive tempo de postar agora. Desculpe a demora e espero que gostem!

No filme Jogos Vorazes, que se passa em um futuro não muito distante, a América do Norte está dividida em 12 Distritos e eles vivem em uma sociedade civil, ou seja, existem leis, normas de convivência.

No começo do filme somos apresentados a uma cerimônia chamada Jogos Vorazes. Nela, dois jovens (um casal) de cada Distrito são escolhidos como tributos para lutarem até a morte em um campo de batalha. É explicado que essa cerimônia surge após uma rebelião dos Distritos contra o Estado opressor.

Depois dessa rebelião, com o Estado sendo vencedor, ele implanta os Jogos Vorazes como tratado de punição na qual os Distritos vivem em paz, “protegidos” pelo Estado e em troca mandam dois tributos para ficarem sob a custódia da Capital e depois serem mandados para lutarem uns contra os outros, sendo que no final só há um vencedor.


Podemos notar com isso, que esse acordo imposto pela Capital, no filme, segue a mesma linha do Contrato Social de Hobbes. Mas podemos notar, como a trama nos mostra, que as coisas não são tão maravilhosas como parecem.

Os Distritos até vivem em uma certa paz já que não há conflitos, mas parece que são esquecidos pela Capital. O Distrito 12, de onde saem os protagonistas do filme, é completamente miserável. É uma comunidade pobre, sem recursos, que vive da troca (como o escambo) já que emprego parece só ter nas minas e a perspectiva de futuro é algo utópico.

Durante os Jogos, podemos notar que existe uma competitividade muito grande. É algo animalesco, pois todos estão ali para matar seus companheiros e em busca de que? Reconhecimento? Prazer?

Em meio a tanta matança e individualismo, eis que surge o casal do Distrito 12 para mostrar que é contra esse sistema da Capital, que não aguenta mais serem controlados e viver na miséria. Com isso, começam a mudar as regras do jogo e mostrar que a união pode sim fazer a força e mudar os rumos de suas vidas e de todos da comunidade onde vivem.

É um filme muito bom e que termina deixando um gosto de quero mais. Nos próximos filmes da franquia há muitos outros conflitos, sendo que, dessa vez, o inimigo é outro.


Trailer



Gente, confesso que comecei a conhecer Jogos Vorazes agora, infelizmente pelo filmes pois gosto sempre de ler o livro antes, mas como tive que assistir para um trabalho da faculdade, ai está minha resenha e agora partiu comprar o box para ver a continuação dessa história!!!

E você, o que achou de Jogos Vorazes?? Me indica a leitura dos livros??



Até a próxima,
Suh.

2 comentários:

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...