Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SAGA ROBERT LANGDON | DAN BROWN




Conhecem o famoso professor de simbologia de Harvad, Robert Langdon?

Para quem me acompanha aqui no blog já notou que eu gosto muito do Dan Brown. Para mim, ele é um cara inteligente pra caralho que apesar de ter uma formula pronta para a escrita dos livros, consegue bolar uma trama interessante e muitas vezes com finais tão inesperados que me deixaram chorando ao virar a última página.

Bom, voltando a falar do Robert: ele é um personagem fictício, criado pelo Dan Brown, que passa por poucas e boas em suas quatro aventuras (nos livros cuja foto ilustra esse post).

Ele é professor de iconografia religiosa e simbologia da Universidade de Harvard.

Eu estava pesquisando na internet algumas curiosidades sobre esse personagem e achei coisas bem interessante.. olha só:

  • O personagem foi criado por Dan Brown como uma ficção de "alter ego" de si mesmo ou "o homem que deseja que poderia ser".
  • O próprio Brown nasceu a 22 de junho de 1964 em Exeter, New Hampshire, e o personagem fictício de Langdon, é descrito como ter nascido em 22 de junho, também em Exeter, e frequentado a mesma escola que Brown fez, Universidade de Phillips Exeter.
  • Brown deu o nome do personagem em homenagem a John Langdon, um professor de tipografia na Universidade de Drexel, que é conhecido por sua criação de ambigramas, desenhos tipográficos que podem ser lidos de várias formas, por exemplo, tanto do lado direito para cima e para baixo.
  • Um exemplo de ambigramas feitos por Langdon, apareceu na capa da primeira edição do romance de Brown, no romance Anjos e Demônios, entre outros ambigramas em destaque em todo o romance, também projetado por Langdon.
  • Na página de agradecimentos, Brown chama Langdon de "um dos artistas mais engenhoso e talentosos vivos..." que do qual se levantou de forma brilhante para o seu desafio impossível e criou os ambigramas para este romance". John Langdon também criou o logotipo para o fictício Banco de Depósitos de Zurique, que aparece no filme O Código Da Vinci.

Massa né?? Adoro quando essa admiração por algum personagem surge com a leitura e você descobre como o autor para desenvolver essa personalidade que você tanto admira.

Nas adaptações cinematográficas, o responsável por dá vida ao Robert Langdon nas telonas é o Tom Hanks. Eu acredito que não tenha autor melhor para interpretar esse personagem. Foi o casamento perfeito.

Robert Langdon e Vittoria Vetra em Anjos e Demônios
Robert Langdon e Sophie Neveu em O Código Da Vinci

E para quem não conhece: quem é esse tal de Dan Brown??

O Brown é um escritor norte-americano talentosíssimo e dono de uma mente e inteligência brilhantes.

Seu primeiro livro, também uma ficção mas fora do mundo de símbolos do Robert Langdon, se chamou Fortaleza Digital e foi publicado em 1998 nos EUA.

Depois ele publicou o livro Ponto de Impacto e depois começou os livros da Saga Robert Langdon.

Ele ficou muito mais reconhecido com todo o sucesso que o livro O Código Da Vinci teve. A repercussão foi tanta que virou best-seller com mais de milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

Não se preocupem que eu tenho a resenha dos livros dele publicadas aqui no blog. Para ver as resenhas dos dois primeiros livros dele, clica no nome que você deseja ler > Fortaleza Digital | Ponto de Impacto.

Agora, abaixo, você poderá clicar no nome dos livros da saga para ir diretamente para a página aonde tem a sinopse e a resenha.


E ai, você já leu algum dessa lista?? Gostou também??

Até a próxima,
Suh.

2 comentários:

  1. Oi Suh.
    Adorei sua postagem. Eu tenho os quatro livros mas ainda não li nenhum. Tenho por causa dos dois filmes que adoro e sempre que posso eu estou assisto. Vou tentar encaixa-los na minha meta de leitura.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois tente mesmo!!!! São os melhores livros dele!!

      Excluir

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...