Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

FILME | UM CRIME AMERICANO



Título Original: An American Crime
Gênero: Biografia, Drama, Policial
Direção: Tommy O'Haver
País de Origem: EUA
97 minutos


Baseado na história real que chocou a nação em 1965, o filme reconstrói um dos crimes mais chocantes já cometidos a uma só vítima. Sylvia (Ellen Page) e Jennie Fae Likens (Hayley McFarland), as duas filhas de um casal que trabalha com um circo são deixadas para uma estadia demorada em Indianápolis, na casa Gertrude Baniszewski, uma mãe solteira com sete crianças. Tempos difíceis, e as necessidades financeiras de Gerturdes (Catherine Keener), obrigam-na a fazer este arranjo antes de perceber como esta obrigação levará sua natureza instável a um ponto de ruptura.


Baseado em fatos reais, essa história se passa nos anos de 1965 e 1966, em Indiana, nos Estados Unidos.

A Trama conta a história das irmãs Likens, Sylvia e Jenny. Seus pais trabalham em um circo e por conta disso viviam de mudança pelo país.

A mãe das meninas, Betty, após chegar em Indiana, se mostrou insatisfeita com essa realidade porque suas filhas não conseguiam criar raízes em um canto, fazer amigos, ter uma vida "normal".

Um dia, voltando da Igreja, Sylvia e Jenny fazem amizade com as filhas de uma mulher chamada Gertrude.

Gertrude é uma mulher aparentemente boazinha, mas esconde uma personalidade amarga, agressiva, devido sua vida nada fácil. Mãe de sete crianças, solteira, com sérios problemas de saúde e que vivi do pouco que recebe lavando as roupas de conhecidos - claro que essa realidade não anula a responsabilidade dessa mulher de colocar crianças no mundo sem ter condições de cuidar ou dá uma educação de verdade.

Por conta dessa amizade entre as irmãs Linkens e as filhas de Gertrude, ela revolve conversar com Lester Linkens e propor um acordo: por 20 dolares semanais, Sylvia e Jenny ficaria morando na casa da família Baniszewski até que a temporada de 3 meses que o circo ia fazer, acabe.

Os Linkens aceitam e as meninas parecem não achar ruim já que vão continuar indo à escola e ficar morando com seus novos amigos.

No começo até que as irmãs eram tratadas com carinho pela família, até que Gertrude não recebe o cheque com o pagamento da semana e como forma castigo as levam para o porão onde elas ficam de costas para a mulher e encostadas em algo de joelhos. Gertrude começa a agredir as meninas com a fivela do sinto e Sylvia não aguentando ver o sofrimento da irmã pede para apanhar pelas duas.

Depois desse episódio, a sequência de maus tratos começa com tudo. Sylvia começa a viver em um completo inferno e sem ter pra quem pedir ajuda.

As agressões eram praticadas pela Gertrude, no começo, e sempre na frente das crianças e de quem mais estivesse na casa e que conhecesse a família - sempre com a desculpa de que Sylvia tinha feito 'tal coisa' de errado.

Com o avanço do filme, os filhos dessa mulher desequilibrada começam a agredir a Sylvia também e reproduzindo tudo que viram a mãe fazer.

A situação ficou tão fora de controle que Sylvia passou a ser agredida até pelos amigos dos filhos de Gertrude - muitas vezes com ela presenciando. 

As agressões eram queimados de cigarro, tapas e socos, violência sexual, mutilações corporais, cárcere privado.

É um filme muito angustiante e que me deixou com muita raiva dessa mulher e até dos filhos dela.

O filme é excelente para parar e refletir sobre certas questões como ter muitos filhos sem ter condições financeiras boas, como os problemas de saúde e psicológicos atingem não só a pessoa que os tem mas todos ao seu redor e, principalmente, como as crianças aprendem e reproduz tudo aquilo que vê no seu dia-a-dia, como são altamente influenciáveis e como o ser humano pode ser tão cruel. 

  • A história de Sylvia Likens é verídica e o roteiro do filme foi construído de acordo com os testemunhos das pessoas envolvidas. No entanto, acredita-se que as agressões contra Sylvia foram mais intensas do que as mostradas no filme.

Trailer



E ai, você já assistiu esse filme?


Até a próxima,
Suh.

4 comentários:

  1. Nossa deve ser um filme muito intenso!!

    www.garotadecabelovermelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem interessante. Amooo assistir filmes, e vou ver esse. Adorei a dica;-)
    Beijos e beijos^.^
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah é interessante mesmo! Que bom que você gostou, assista mesmo viu *-*

      Excluir

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...