Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2014

RESENHA | A CAUSA SECRETA


Autor: Machado de Assis
Editora: Escala Educacional
Gênero: Conto; Literatura Brasileira
Ano: 2006
Páginas:42



Sinopse: O conto A Causa Secreta é um dos mais fortes de Machado de Assis. Sua estrutura narrativa lembra um pouco a de A Cartomante, com início abrupto, flashback e retomada do eixo em direção ao desfecho. Machado faz talvez um de seus melhores "desenhos psicológicos". Revela-nos a personalidade de um sádico, capaz de realizar "boas ações" desde que estas lhe permitam o exercício de seu prazer. A descrição da tortura a que submete um rato é página antológica na literatura brasileira.


Huum!! Mais uma resenha de paradidático que li quando ainda cursava o colegial.

Dessa vez apresento-lhe a um conto cujo autor já é muito conhecido entre jovens e adultos. Machado de Assis!

É muito comum encontrarmos adaptações de obras clássicas para outras linguagens - sem substituir a versão original, claro.

O meu livro também é uma adaptação e faz parte da coleção "Literatura Brasileira em Quadrinhos", que, como o nome já sugere, traz clássicos da nossa literatura adaptados ao formato dos quadrinhos.

Não sou de ler clássicos, confesso, mas gostei desse conto e até acho que vale a pena dar uma olhadinha na versão original - mesmo que seja consultando o dicionário a cada frase lida hehe.



Bom, A Causa Secreta é um conto - o livro é fininho, em torno de 42 páginas, dá para lê-lo em um dia - com três personagens principais: Garcia, Fortunato e Maria Luísa - fora o narrador da história que é o próprio Machado de Assis. A trama se passa nos anos 60 se eu não me engano.

Logo no começo vemos os três personagens principais reunidos na sala da casa de Fortunato. Depois de uma pequena cena, Machado de Assis nos conta como esses três se conheceram.


Garcia, formado em medicina, encontra Fortunato pela primeira vez na saída da Santa Casa - aonde ele estudava na época, mas como é normal cruzarmos com pessoas na rua, ele simplesmente ignorou.

Porém, quando Garcia estava no teatro para assistir a uma peça cujo gênero chama-se dramalhão, Fortunato senta-se ao seu lado mas Garcia mal consegue prestar atenção no espetáculo. Ficou só observando a atenção e impressionante interesse daquele homem singular nas partes violentas e dolorosas da história.

Antes mesmo da peça terminar, seu admirado vai embora e Garcia o segue. No caminho ele percebe que Fortunato é uma figura diferente e aparenta ter uma personalidade particularmente assustadora.

Algumas semanas depois, os dois se reencontram. Agora juntos para ajudar um cara que foi agredido na rua.

Enquanto Garcia cuidava do pobre homem ferido, Fortunato ajudava um pouco mas sempre observando o sofrimento do tal homem. O misterioso prazer que transparecia na face de Fortunato fez Garcia ficar ainda mais curioso em relação a esse estranho homem.

Os dois se aproximaram e com frequência Garcia passou a jantar na casa do mais novo amigo.

Toda essa aproximação fez Garcia se apaixonar por Maria Luísa, esposa de Fortunato. (xii, dando merda ai né? hehe).

Com o tempo, os dois homens foram virando amigos e mais tarde sócios em uma clínica onde Garcia entrou com a mão de obra e com o tempo Fortunato ficou mais na administração.

A sociedade juntou mais os dois, é claro, e Garcia começou a perceber que sempre esteve certo quando desconfiava que seu atual sócio tinha um segredo.

Machado de Assis nos apresenta uma personalidade que aparentemente é muito boa - a questão de ajudar sempre a quem está passando por problemas. Mas existe A Causa Secreta para todas essas disposições em ajudar ao próximo e esse lado doentio da personalidade de Fortunato logo vem a tona para deixar você pasmo. 

Agora não custa nada ler o conto e descobrir qual é A Causa Secreta *-*



Nota do livro: "Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Machado de Assis é sempre louvado pela sensibilidade e apuro com que analisa ou desvenda a personalidade de seus personagens. Nesse sentido, A Causa Secreta é exemplar."





Já conhecem o Orelha de Livro? Não? Clica Aqui!!!
Suh.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...