Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2014

RESENHA | CINCO ANOS SEM CHOVER



Autor: Lino de Albergaria
Editora: FTD
Gênero: Seca; Aventura
Ano: 1989
Páginas: 63


Raimundinho, sua mãe e suas duas irmãs vivem no Nordeste, em pleno período de seca. Sua história começa em 1983. O pai migra para São Paulo, e o garoto e a mãe, sem as irmãs, vão à procura dele, seguindo a rota de outros retirantes. Na grande cidade, Raimundinho encontra a chuva, o fascínio dos viadutos e dos luminosos e aprende a sobreviver numa época difícil para todos.


"Cinco Anos Sem Chover" foi meu paradidático no ensino fundamental, não lembro qual série eu fazia, mas acho que era 6º ano ou 7º.

Como ele já estava há um tempinho na minha estante resolvi lê-lo novamente e resenhá-lo para vocês - toda leitura é bem vinda, não?

Enfim, vamos para a resenha.. O livro conta a história de Raimundinho e sua vida sofrida em meio à seca do sertão nordestino. Já no capítulo inicial nos é apresentado à situação em que se encontra o sertão nordestino: "Já era o quinto ano sem chover. A água do rio foi secando aos poucos, até que o leito ficou enxuto e a gente podia andar nele. Tudo que era verde foi secando. O gado definhando e morrendo.”

Situação difícil né? Nunca passei por um problema como esse, também, nunca morei no sertão. Não sou rica, mas tenho condições para me manter. Não sei como é a dor da fome, mas imagino que seja uma situação terrível, principalmente para uma mãe ver seu filho pedir algo para comer e ela não ter condições de dá.

Raimundinho era um dos poucos que ainda estudava. Muitas crianças no interior, do sertão, vão ao colégio, principalmente, por conta do lanche que é oferecido a eles. A situação estava tão precária na escola onde Raimundinho estudava, que nem isso tinha os alunos, com isso, eles abandonavam de fez os estudos e iam atrás de algum serviço remunerado para ajudar a família.


  A família de Raimundinho que ainda estava no sertão era composta por ele, sua mãe e mais duas irmãs - o pai foi para São Paulo procurar emprego, um ato muito comum até hoje em dia. 

Depois de uma tragédia na família, Raimundinho decide ir com sua mãe à São Paulo procurar o pai e tentar resolver o problema da fome que tanto atormentava eles.

O caminho para a cidade não é fácil. Eles passam por poucas e boas até chegarem lá. Chegando na "cidade grande", eles veem a chuva e ficam deslumbrados com as grandes construções da cidade. Claro, encontrar o pai não é uma tarefa fácil, mas eles não desistem. Morando em um barraco, a mãe de Raimundinho arranjou um emprego de empregada doméstica e ele foi trabalhar com marcenaria.


  Com o tempo livre, Raimundinho começou a fazer gaiolas e foi ficando bom nisso. No mesmo tempo, Dona Inês, mãe de Raimundinho, recebe uma carta na qual diz que seu marido voltou para o sertão à procura da família para tentar a vida por lá mesmo. 

Dona Inês fica morta de feliz e louca para voltar e encontrar o marido. Raimundinho tem uma decisão a tomar: ou ele volta para sertão, para a vida que ele já sabe como vai ser, mas junto da família ou ele fica com Beto, seu patrão, construindo suas gaiolas e tentando a vida em São Paulo. 

 Bom, confesso que é um livro curtinho, muito fácil de ler, mas com uma história muito bela e que retrata a vida de muitas famílias que passem ou passaram pela mesma situação.


E ai, alguém já leu??

Já conhecem o Orelha de Livro? Não? Clica Aqui!!!

Até a próxima,

Suh.

9 comentários:

  1. Oi Suh adoro reler alguns livros que li nos tempos do colégio, meu favorito é Luciola!
    Eu gostei da resenha desse livro, boa dica!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz!! Também gosto de reler e o meu favorito é o Agora Estou Sozinha do Pedro Bandeira, que foi o autor que marcou o inicio da minha vida como leitora :)

      Excluir
  2. Mostrar a vida dura que muitos ainda vivem no sertão e que apesar das dificuldades é muito importante não se deixar abater e sempre ter força de vontade para crescer, melhorar.

    ResponderExcluir
  3. DIGO, QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS, PRINCIPALMENTE DO MENINO QUE VAI COM A MÃE PARA SÃO PAULO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Raimundinho era uma criança magra, por conta da precariedade, cabelo ralo, cacheado e escuro, tinha a pele queimadinha por conta do sol que pagava constantemente.

      Excluir

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...