Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

FILME | O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?



Título Original: O Que é Isso Companheiro?
Gênero:  Ação; Drama; História; Nacional; Suspense
Direção: Bruno Barreto
País de Origem: Brasil
110 minutos


Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.




    Duas das características do Regime Militar era a censura e a repressão dos que eram contra a ditadura. Por conta dessa censura o povo era altamente manipulado nas mãos dos militares, não faziam ideia do que realmente estava acontecendo - torturas e exílios, por exemplo.

  O filme "O Que é Isso, Companheiro?" apresenta fatos verídicos na qual retratam o período da ditadura militar brasileira, mostrando os dois lados da moeda, tanto o dos rebeldes como o dos torturadores, contando a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos.

  Alguns jovens brasileiros que largavam tudo o que tinham em busca de derrubar o regime, na luta armada, resolveram sequestrar o em baixador dos Estados Unidos, gerando uma grande repercussão. Furando o bloqueio da mídia, começam as negociações para trocar o embaixador pela liberdade de prisioneiros do sistema - outros militantes que eram torturados até falarem tudo o que sabiam a respeito dos militantes.

  Acordo feito. O embaixador é solto e os prisioneiros também. Após uns tempos de investigações, a polícia encontra membros do sistema. A ordem dada aos policiais era simples: "Procure, encontre e torture". Várias pessoas foram torturadas até a morte - a tortura era o método, geralmente, mais eficaz quando o assunto era saber mais sobre os grupos de oposição.

  O filme todo é ótimo, sem sombras de dúvida. Mas a cena que mais me emocionou foi a volta dos integrantes do MR-8(Movimento Revolucionário 8 de Outubro -  organização política de ideologia socialista) e de outros exilados ao Brasil, onde Fernando Gabeira está ao lado de Andréia/Maria, que está sentada por conta das torturas que a impossibilitaram de andar. A cena é real e é essa abaixo:





 Trailer



  E ai, já assistiram?? Gostaram??

Até a próxima,
Suh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...