Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

NOVIDADE | MANUAL DE ETIQUETA | DICA #4


 Olá leitores, tudo bem?
 Na matéria passada sobre o Manual de Etiqueta, coloquei a terceira lista.
 Hoje irei colocar a quarta lista. Para quem não sabe o que é, o Manual de Etiqueta é um livreto com ideias para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade. Vamos lá para a próxima lista:


11 Coisas Boas de Colocar no Carrinho do Mercado:
 Você pode ser um herói do consumo consciente. Suas decisões, após ler rótulos, exigir qualidade e responsabilidade socioambiental, influem em toda a cadeia produtiva do que compramos. É um poder. Use-o!


  1. Frutas, Verduras e Legumes Locais e de Época: eles causam menos emissão de poluentes e CO2 no transporte. E o que é de época consome menos água no cultivo.
  2. Lista de Compras: faça o cardápio da semana, verifique o que você já tem e anote o que precisa comprar. É menos comida estragando na geladeira.
  3. Sacola Reutilizável: tem de lona, de tecido, de plástico resistente. Uma dica é sempre deixar uma ou mais no carro ou na bolsa para não se esquecer.
  4. Peixes Diferentes: espécies como o badejo sofrem com o excesso de pesca, e podem sumir dos mares. Varie o cardápio e descubra novos sabores. 
  5. Produto com Pouca Embalagem: reduz o uso de energia, a emissão de gases de efeito estufa e o material a ser reciclado ou jogado fora. Prefira produtos concentrados, com refil ou, ainda, compre a granel.
  6. Detergentes e Sabão que Não Fazem Espuma: são produtos sem fosfato. A espuma favorece a proliferação de algas nos rios, reduzindo a oferta de oxigênio a animais aquáticos.
  7. Produto com Selo Verde ou de Qualidade: procure-o nos rótulos. Existem selos do governo, como o S.I.F., do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que avalia a qualidade sanitária na produção de carne, peixe, mel e leites e derivados. E há os selos de organizações da sociedade civil, que atestam que o que você comprou - orgânicos, peixe, carnes e produtos processados - é produzido respeitando o meio ambiente e o bem-estar dos trabalhadores.
  8. Latinha em Vez de Plástico: embalagens de alumínio e aço são boas porque a coleta e a reciclagem são bem estruturadas, diminuindo custos e gastos de energia na produção e na exploração do solo para extração de minerais.
!! Em vez de pegar o carro, compre pela internet. Sobra mais tempo para fazer outras coisas e emite menos gases de efeito estufa. O entregadores saem direto do centro de distribuição e percorrem um trajeto estudado, que otimiza o uso do tempo e de combustível.!!


Essa foi a quarta lista do manual *-*

Organização: Planeta Sustentável e Editora Abril

Até a próxima,
Suh.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...