Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

COMPANHIA DAS LETRAS | PARA OS AMANTES DA HISTÓRIA



Olá leitores, tudo bem?
Recentemente recebi um Email da Companhia das Letras divulgando uns livros que eu tenho certeza que vai ser desejado por muitos de vocês que são vidrados em História.


PENSADORES QUE INVENTARAM O BRASIL - FHC

Antes de assumir uma cadeira no Senado Federal, em 1983, e assim efetivamente iniciar uma trajetória política culminada por dois mandatos presidenciais consecutivos, o sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso militou no debate público sobretudo por meio de intervenções na imprensa escrita, que o tornaram conhecido fora do âmbito universitário. Já então considerado um dos mais brilhantes intelectuais de sua geração, formada na USP sob a égide do marxismo na década de 1950, o autor (com Enzo Faletto) do influenteDependência e desenvolvimento na América Latina (1969) publicou em 1978 uma série de textos na extinta revista Senhor Vogue, em que apresentava a vida e a obra de intérpretes-chave do Brasil, como Euclides da Cunha, Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre. Esses artigos, revistos e alterados pelo autor, formam um dos núcleos deste livro, devotado aos intelectuais brasileiros que forjaram a visão de FHC sobre o país, sua identidade e suas grandes questões. (...) Pensadores que inventaram o Brasil é assim leitura obrigatória para entender as visões que deram forma às tentativas clássicas de explicação do país, e um convite a refletir sobre a relevância dessas análises ante os desafios do futuro.
Nesta seleção de textos, FHC dialoga com a obra dos gigantes da inteligência nacional, autores que se dedicaram a explicar a "foemação do Brasil".

DISPONÍVEL EM E-BOOK



GETÚLIO - Dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930) - Lira Neto

Getúlio Dornelles Vargas (1882-1954) é a figura histórica sobre a qual mais se escreveu no Brasil. No entanto, na copiosa bibliografia dedicada a ele, não havia até agora uma biografia completa, de cunho jornalístico e objetivo, que procurasse reconstituir em minúcias a trajetória pessoal e política do personagem do modo mais isento possível.
A monumental trilogia Getúlio, de Lira Neto, da qual se lança agora o primeiro volume, vem suprir com sobras essa lacuna. Ao longo de dois anos e meio, o autor se debruçou sobre uma vastíssima gama de documentos - muitos deles inéditos ou pouco explorados - para ajudar a decifrar a “esfinge Getúlio” e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo.
Sem desdenhar nenhum tipo de fonte ou arquivo, Lira Neto se serviu de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimentos etc.
O resultado desse árduo trabalho, acompanhado de um mergulho na bibliografia histórica sobre o período, é um relato envolvente, por vezes eletrizante, ao qual o talento narrativo do autor confere a vivacidade e o ritmo de um bom romance. 
DISPONÍVEL EM E-BOOK



TODA POESIA - PAULO LEMINSKI

Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes onstruções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada “geração mimeógrafo”. 
Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um “à vontade” que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos.
Este volume percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia. Livros hoje clássicos como Distraídos venceremos e La vie en close, além de raridades comoQuarenta clics em Curitiba e versos já fora de catálogo estão agora novamente à disposição dos leitores, com inédito apuro editorial.



Alguém já leu algum?? Estou com o livro do Getúlio aqui em casa na fila pra ser lido *-* E vocês??

Beijos,
Suh.

6 comentários:

  1. A Cia das Letras é simplesmente espetacular! Estou louca pelo livro do Getúlio. "Toda Poesia" eu tenho e é amor demaaais!


    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, os livros da Cia são
      Beijoos!!

      Excluir
  2. Boa dica de livros Suh, ainda não tenho nenhum da editora
    seria uma ótima oportunidade para adquirir!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou. Já ouvi falarem muito bem dos três livros que divulguei, acho que pelo menos de um deles você vai gostar. *-*

      Beijos!!

      Excluir
  3. Ahh, que boas dicas!! Adoro História, mas não li nenhum desses livros... ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando lê diz o que achou. Acho que os três são bem interessantes *-*

      Beijos!!

      Excluir

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...