Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

RESENHA | A VITÓRIA DA INFÂNCIA




Autor: Fernando Sabino
Editora: Ática
Gênero: Cronicas; Literatura Brasileira
Ano: 1994
Páginas: 164

Todo menino deseja crescer e ser gente grande. Depois que consegue a façanha, passa, cheio de saudade, a revisar o passado. Em A Vitória da Infância, Fernando Sabino narra as travessuras dos que ainda são pequenos e o comportamento dos que cresceram mas continuam fascinados pelo universo mágico no qual viveram. Episódios que no dia a dia podem nos levar a reagir como adultos são descritos pelo autor com o encanto próprio das crianças. Ele aborta também temas delicados - sérios problemas da infância nos quais a pureza cede lugar ao sofrimentos, levando o leitor a graves reflexões. Seu modo de ver a criança nos faz compreender o quanto é valiosa essa fase da vida. Ao ler o livro, descobrimos que, felizmente, ainda que por instantes, sempre há um caminho para retornarmos ao mundo infantil.


Olá leitores, tudo bem?
Bom, revirando meus livros (gosto de ficar babando eles hehehe) vi alguns que eu lia quando cursava o ensino fundamental. Sabe esses paradidáticos que temos que ler para nota? Pois é, eu sempre comprava e só lia alguns :)
Resolvi ler e resenha-los também. Alguns são até interessantes e eu já havia começado a resenhar esses paradidáticos antes. Até publiquei aqui como é o caso de: Felicidade Clandestina; Marília de Dirceu e Cartas Chilenas; e Porta de Colégio.
A Vitória da Infância é um livro de crônicas. Crônicas que algumas pessoas se identificam ao ler.

"Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: - Que é que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino."

Logo no começo tem uma  Apresentação bem interessante onde o autor diz:

"Sempre que eu me sento para escrever, sou um principiante. Vou escrever alguma coisa que não sei o que seja, justamente para ficar sabendo. É que só eu posso me dizer, mais ninguém.

Na crônica Reunião de Mães, há uma história engraçada. É sobre um pai que vai na escola do filho e se depara na reunião organizada pela própria. A narrativa se torna cômica pelo fato do pai ser o único homem na reunião.
Muitas outras narrativas sobre os acontecimentos do dia a dia estão presentem no livro. Claro, há aquelas que mais gostei como As Coisas da Vida, que fala da situação, as vezes um pouco chata, que certos pais passam quando têm que conversar com seus filhos sobre sexo, por exemplo.
A Vitória da Infância não é um dos meus livros favoritos, mas também não é ruim.


Já conhecem o Orelha de Livro? Não? Clica Aqui!!!
Beijos,
Suh.

12 comentários:

  1. Ooi, te indiquei em uma Tag lá no meu blog...
    Espero que goste.
    books-academy.blogspot.com.br
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Karolina, vou verificar e assim que possível respondo :)

      Beijos *-*

      Excluir
  2. Oiii...
    Não é o meu gênero favorito mas a leitura parece fácil e interativa.
    Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Milla, realmente é uma leitura fácil e interativa. Já li muitos livros de crônicas como da Clarice Lispector - ela é uma excelente escritora - e o Fernando Sabino também é muito bom quando escreve. Existem textos dele excelentes também. Como eu disse na resenha: é um bom livro, mas não está entre os meus favoritos!!!.

      Beijos!!

      Excluir
  3. Fernando Sabino é simplesmente incrível, um clássico. Acho que devíamos inserir esse tipo de leitura também em nossos hábitos, pois além de ser divertidas e emocionantes, também trazem uma boa bagagem intelectual.
    Gostei muito de seu blog, já estou seguindo!
    O meu ainda está no início, se quiser fazer uma visitinha lá depois, ficarei muito agradecido!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz..
      Obrigada por seguir. Vou visitar seu blog sim!!

      Beijos *-*

      Excluir
  4. Eu tenho vários livros assim que li no colégio é sempre bom te-los,
    são relíquias!!!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Muitos até que são bons :)

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Olá, olá. Como vai? Obrigada pelo convite para visitar o seu blog. Aliás, vim aqui para avisar que marquei seu blog em um selinho no meu blog. :)
    http://wonderlandsbook.blogspot.com.br/2013/07/selinho-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. Assim que possível responderei *-*

      Beijos!!

      Excluir
  6. E simplesmente maravilhoso constatar que ha jovens que mantem o habito da leitura. E uma esperança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, concordo com você. Fiz o blog pensando nisso: mostrar um pouco das minhas leituras e assim incentivar o nascimento de novos leitores!

      Excluir

Gostou? Então participa comentando abaixo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...